MÚSICA ALTA E DANO CEREBRAL

Ouvir música em alto volume provoca danos no cérebro

Ouvir música, regularmente, em volume muito alto pode danificar o cérebro, advertem cientistas do Instituto de Biomagnetismo e Análise de Sinal Biológico da Universidade de Munster, na Alemanha.

Neste estudo, liderado pelo psicólogo Henning Teismann, foi medida a atividade neuronal no córtex auditivo de um total de 13 pessoas, com idades entre 20 e 30, que pertenciam a um grupo que durante anos tinha ouvido música em volume muito elevado.

Os investigadores observaram que estes adultos tinham o sistema nervoso afetado nessa região cerebral, já que tinham dificuldades para filtrar certos sons, quando tinham um ruído de fundo ou estavam distraídos. “Esse déficit pode ser equilibrado se a pessoa se concentra muito para ouvir”, explicou o investigador. No entanto, esta compensação da falta de capacidade auditiva através da concentração não vai funcionar de forma indeterminada.

Segundo explicou Teismann, em comunicado enviado à imprensa, estes são os primeiros sinais das limitações que seres humanos podem sofrer no futuro. “Foram detectados no cérebro”, fato que também mostra que “podem haver danos a médio e a longo prazo se as pessoas não mudarem de hábitos.”

Estes dados juntam-se a outros estudos que têm sido realizados para verificar os efeitos sobre a saúde de se ouvir música em alto volume. Uma investigação da Universidade de Freiburg de 2009 descobriu que a música ouvida através de auriculares a partir dos 85 decibéis pode causar graves danos no sistema auditivo.

  • Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.
  • Tirada do site: http://www.winaudio.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *