Reabilitação Vestibular

Equilíbrio e qualidade de vida em idosos

Informativo elaborado e divulgado pela equipe AUDIVIVA durante a Semana de Conscientização do Equilíbrio, promovida pela Vestibular Disorders Association – VEDA

Crescente aumento da população idosa e da taxa de expectativa de vida

Tontura: sintoma mais prevalente em idosos; prevalência de 80% após 75 anos

22,5% dos óbitos em idosos são por motivo de quedas

30% de idosos > 65 anos e metade > 80 anos sofrem uma queda a cada ano

ATUALIZAÇÃO CIENTÍFICA: A importância da Reabilitação Vestibular para a melhora da qualidade de vida dos idosos: revisão de literatura. Silvia Rodrigues, Aline Castro, Renata Jacques. Especialização em Audiologia PUC Minas. No prelo

OBJETIVO: Revisar a literatura científica sobre a realização e os resultados da Reabilitação Vestibular (RV) em idosos.

MÉTODOS: Foram pesquisados artigos publicados de 2005 a 2015, em português ou inglês, nas plataformas PubMed, SciELO e BVS-Lilacs. Após triagem, os artigos foram analisados segundo a iniciativa STROBE. Foram excluídos artigos repetidos nas bases de busca e os que não relatavam os resultados da RV na população idosa em estudo.

RESULTADOS: Para a busca inicial foram pesquisados os descritores “idoso” e “qualidade de vida” e o termo livre “reabilitação vestibular”, com operadores booleanos. Dezoito artigos foram selecionados para compor a revisão, com predomínio de estudos observacionais transversais. Ao todo, os resultados da RV realizada em 546 pacientes com idade superior a 60 anos compuseram os achados desta revisão. Em 100% dos artigos revisados, a RV alcançou resultados satisfatórios na população idosa, com o reestabelecimento do equilíbrio, diminuição do risco de quedas e impacto positivo em sua qualidade de vida.

CONCLUSÃO: A Reabilitação Vestibular é eficaz no tratamento do paciente com vertigem, tontura e desequilíbrio. Em idosos, o uso da RV melhora significativamente a qualidade de vida e reduz o risco de quedas nesta população. Por ser de fácil aplicação e entendimento, não há limite de idade para submeter o paciente à Reabilitação Vestibular.

A vida pede equilíbrio.

A AUDIVIVA ajuda.

A Reabilitação vestibular é indicada para:

Reabilitação Vestibular

Exercícios, manobras e orientações que trabalham a neuroplasticidade e promovem ganhos funcionais e na qualidade de vida de quem sofre com tonturas, vertigem, cinetose, VPPB e outras alterações do equilíbrio. Eficaz para a presbivertigem e a Síndrome do Desequilíbrio do Idoso.

Nosso diferencial:

(31) 3241-1004 / 9 8742-9021 – Rua Ceará, 161 – Sala 405, Santa Efigênia – BH/MG
audiviva@audiviva.com / www.audiviva.com / facebook.com/audiviva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *